sexta-feira, 3 de junho de 2011

[THE VACCINES]


Mais uma revelação para o presente ano que diz que tem encantado quem os tem visto ao vivo. No seu pequeno percurso que percorreram já muito se falou sobre os The Vaccines, e já muita tinta se gastou a escrever sobre este conjunto. Não foi preciso muito para logo arranjarem uma conotação, considerados como os novos Ramones. Por verdade que seja, este tipo de comparações pode revelar-se perigoso porque criam-se expectativas. Não é que a criação de expectativas em relação a algo seja mau, o pior é quando não se dá espaço de manobra. Pois eu ouvi ‘isto’ antes de os ‘ouvir’ pela primeira vez, e na minha modesta opinião não concordo. Os Ramones foram e sempre serão os Ramones. Os The Vaccines ainda têm muito que trabalhar para lá chegar, mas estão definitivamente no bom caminho. Tenho mais facilidade em os associar com os Interpol. Tanto pelo ritmo temperado e moderado das músicas, como pelas características vocais dos vocalistas. A música dos The Vaccines aproxima-se mais com o modelo do garage rock revival dos anos 60 e o punk dos 70.

Mas voltando ao assunto, esta banda londrina apresenta-se como um quarteto tipicamente rock. Duas guitarras, baixo, bateria e muita garra. Contam com pouco tempo de percurso musical. Desde que começaram a aparecer em circuitos londrinos, que a critica os tem acompanhado e os tem elevado ao estatuto de estrelas, com as inúmeras referências positivas.




O seu disco de estreia foi lançado em Março deste mesmo ano, intitulado What Did You Expect from the Vaccines?. Não sei até que ponto o título do álbum não será uma ironia da própria banda em relação ao “fenómeno” que se criou à sua volta. Mas uma coisa é verdade, os senhores são bons naquilo que fazem, e o disco merece todas as conquistas que tem vindo a concretizar. 




Ao longo deste artigo, vou deixar algumas das pérolas sonoras que podem encontrar ao explorar este álbum que tem todo o mérito, e deve ser devidamente apreciado, pelo menos uma vez. Só espero que quando se apresentarem em palco no SBSR2011, que tragam toda a vivacidade característica do rock. Mais um concerto que definitivamente não quero perder.


Sem comentários:

Enviar um comentário