sexta-feira, 11 de março de 2011

[SCISSOR SISTERS]

SCISSOR SISTERS!… Hum! E porque não?

Quem me conhece sabe da minha paixão pelos sons estridentes destes senhores… e senhora. Por isso, decidi dedicar-lhes o meu 3º post nos ‘’Discos Soltos’’.

Os Scissor Sisters são uma das bandas mais marcantes que surgiram nos últimos anos, desde a sua atitude irreverente que têm em palco, estilo peculiar e música revolucionária. Já tive o prazer de os ver ao vivo em 2007, durante a sua fogosa passagem pelo Coliseu de Lisboa. Foi de todo o concerto mais explosivo que presenciei até aos dias de hoje. Contam já com quatro concertos em terras lusas e preparam-se para o quinto a 6 de Agosto deste ano no festival Sudoeste.

Oriundos da grande big apple, Nova York, os Scissor Sisters são compostos desde 2001 por Jake Shears (vocalista, piano e guitarra), Ana Matronic (vocalista, percussão e teclado), Babydaddy (baixo, teclado e guitarra), Del Marquis (baixo e guitarra). Em 2008 Paddy Boom (bateria e percussão) sai da banda e dá lugar a Randy Real, que entra para ocupar a sua posição.

O seu estilo musical é sem dúvida na sua maioria POP mas também é composto por algumas sonoridades alternativas, salpicado por acordes rock. Assinam com a Polydor/ Universal Records. Para os mais curiosos, o nome ‘’Scissor Sisters’’ (literalmente "irmãs tesouras") vem de uma posição sexual entre duas mulheres, também conhecida como tribadismo.

Conhecidos pela sua performance extravagante, que pessoalmente presenciei, os Scissor Sisters foram convidados a abrir a tour 2011 da Lady Gaga. Outra curiosidade é que estes senhores têm um dj oficial nas suas tour’s, Sammy Jo, que também já ‘ouvi’ numa noite quente no Sasha Summer Sessions, Algarve, e recomenda-se!


A banda inicialmente composta por Shears e Babydaddy estreou-se nos ambientes nocturnos homossexuais mais underground de NY. Em 2002, já trio com a entrada de Ana Matronic, assinam um contrato com uma pequena editora nova iorquina para lançarem dois singles. Os escolhidos foram Electrobix e Comfortably Numb, cover dos Pink Floyd, valendo-lhes uma certa notoriedade.


Em 2004 surge o primeiro álbum homónimo, Scissor Sisters, que rapidamente chega aos 2 milhões de vendidos em Inglaterra, país carinhosamente apelidado como a sua "spiritual home". Deste disco sobressaem escandalosamente as músicas Laura, Take Your Mama, Mary e Filthy/Gorgeous, que passaram a ser hits tocados na maioria das discotecas do mundo e tratam sobre dramas LGBT.



Ta-Dah é lançado em 2006 com o single I Don't Feel Like Dancin' levado aos tops. Basicamente esta música rebentou com todas as colunas existentes e pôs toda a gente a dançar furiosamente, comigo incluída. O Elton John colaborou neste som como pianista e co-compositor. Outra sonoridade que devorei na altura foi a Kiss You Off e She's My Man, com ritmos glam rock apimentados, não deixando ninguém indiferente.



Night Work é o terceiro álbum deste grupo lançado em Junho de 2010. O single Fire With Fire serve de banda sonora aos anúncios da TMN e só de o ouvir faz-me sentir bem, então se for logo depois o cantar bem alto na clausura do meu carro, ainda melhor. Outra música que merece ser ouvida é a Any Which Way.




E agora fica a deixa…toca a explorar estes sons divertidos e coloridos!


www.myspace.com/scissorsisters

www.scissorsisters.com/


P.s. – As fotografias do concerto no Coliseu de Lisboa aqui publicadas foram tiradas por mim em 2007.





Sem comentários:

Enviar um comentário