sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

[X-WIFE]


X-WIFE………… Já tinha umas saudades!

Venho falar deles porque são outra das minhas bandas favoritas e merecem destaque, uma vez que vão lançar brevemente o seu quarto álbum de originais. Iupi!


X-Wife são: João Vieira (Dj Kitten) (voz/guitarra), Fernando Sousa (baixo), Rui Maia (Sintetizadores/ bateria/drum machine). É verdade, estes senhores são portugueses oriundos do Porto e assinam com a editora Nortesul/ Valentim de Carvalho em Portugal.

Descrevo o seu estilo musical em três palavras… Electro - Punk - Rock! É brutalmente explosivo, barulhento e rítmico, capaz de incendiar qualquer pista de dança com os seus variados temas. Ao vivo funcionam muito bem como banda, são intensos e esmagadoramente electrizantes.

Já há algum tempo que sigo o seu percurso musical e tive o privilégio de os ver actuar em 2009 durante a semana académica de Lisboa, arraial do Técnico e festival Sudoeste. Os X-Wife também já suportaram bandas de renome como os Artic Monkeys, Soulwax, Liars, Simian Mobile Disco, Love is All, TV on the Radio, Gossip, Chemical Brothers, LCD Soundsystem e Justice. Nova York, Austin (SXSW), Londres, Paris, Madrid, Barcelona (Primavera Sound e Razzmatazz) e Bilbao são algumas das cidades por onde já actuaram.


Lançaram o seu primeiro EP em 2003 composto por 3 faixas (Rockin’ Rio / Eno / We are) e agitaram logo cedo a comunidade melómana. Não ficando por aí, lançaram em 2004 o primeiro disco “Feeding the machine”, masterizado em Londres por Noel Summerville e produzido pela própria banda. Deste álbum destaco os temas New Old City, Fall e Taking Control.

Em 2006 sai o segundo álbum “Side Effects”. Deste realço as músicas Realize, Feel Connected, When The Lights Turn Off e Ping-Pong, cujo videoclip está espectacular.

Em 2008 rebentam com tudo e lançam “Are you ready for the blackout?”, nomeado para Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards e considerado um dos melhores discos de rock do ano pela revista Blitz, levando-os em digressão pelos Estados Unidos durante duas semanas. Tirem tempo e ponham a tocar na aparelhagem o single On The Radio mas só se for no volume máximo… vá… só assim podem compreender parte do trabalho desta banda. É de cantar até ficar sem voz! Outros temas interessantes deste disco são Fireworks, Headlights, Heart Of The World e Good Times.

O novo disco dos X-Wife chegará às lojas em Abril deste ano e está a ser produzido por Nelson Carvalho, responsável por discos de David Fonseca, Deolinda e The Legendary Tigerman. Pessoalmente, estou muito entusiasmada e expectante de como soará… Será que vai superar os anteriores? Ainda não tem título mas já se conhece o single Keep On Dancing.

P.S. - Esta última fotografia fui eu que tirei durante a semana académica de Lisboa.

http://www.x-wiferocks.com

http://www.myspace.com/xwiferocks



Aparte dos X-Wife, saliento o trabalho do João Vieira como DJ, autor de um movimento em Londres intitulado Club Kitten. Para muitos é um nome de culto das pistas de dança. Em 2001, o Club Kitten instalou-se na discoteca Triplex no Porto. Já tive o prazer de sentir essa força na discoteca Lux e no arraial do Técnico em Lisboa. Em 2004 foi nomeado pela revista "Dance club" na categoria de DJ revelação e em 2005 ganhou o prémio para melhor DJ nacional de electro. Já tocou com grandes nomes como os 2 many DJS, Sebastian, Felix da housecat, Headman, Peaches, Boys noise e Rory Phillips.


http://www.myspace.com/cherrybombclub


O trabalho realizado por Rui Maia a ‘solo’ também não fica atrás. Produtor em "The Way You Move" 12 polegadas (Bear Funk Records), "Cantonese Man" 12 polegadas (Untracked Recordings) e "Mirror People" EP (Optimus Discos), sendo este último um projecto em nome próprio. Sinceramente, ainda não tive o prazer de ouvir e conhecer este disco mas já presenciei o DJ set do Rui no bar Incógnito em Lisboa por diversas vezes. “Mirror People” é um disco composto por 6 temas e destaca-se o tema Business of Pleasure.


http://www.myspace.com/ruimaia
www.mirrorpeople.net

Sem comentários:

Enviar um comentário