sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

[Anna Calvi]

E para o meu primeiro post venho aqui falar do acontecimento musical que marcou o início deste ano, de seu nome Anna Calvi. E foi ao som da voz desta senhora que este ano “acordou”, e que voz que a senhora tem, que despertou a curiosidade de todos. Brain Eno chegou a declarar publicamente o surgimento de Anna Calvi como o acontecimento musical "mais importante desde Patti Smith" e que a sua música um verdadeiro hino "de inteligência, romance e paixão... que mais podemos exigir da arte?". Também Nick cave reconheceu o seu imediato valor, e teceu sobre a sua música os maiores louvores, convidando-a pessoalmente para dar suporte à sua banda, os Grindeman.

Anna Calvi, Inglesa de naturalidade, passou a sua infância foi absorvendo todos os conhecimentos de seu pai, um amante de música, e decidiu que a música seria a sua vida, tento inclusive adquirido um grau académico em música. A sua carreira musical é bastante curta, passando por diversos projectos musicais, entre os quais se destacaram os "Cheap Hotel", até conhecer a multi-instrumentalista Mally Harpez, e o baterista Daniel Maiden-Wood que a acompanham, agora, em nome próprio.

E o que é que tem Anna Calvi de tão especial para despertar tantas atenções? Não é apenas a voz poderosa e fulminante que usa com toda a mestria, não é apenas todo o glamour, sedução e a intensa como interpreta os seus temas, não são apenas as suas músicas despidas de quaisquer segundas intenções, puras, aguerridas, verdadeiras, inspiradas no melhor de Pj Harvey e de Siouxsie. Não. Anna Calvi é isto tudo, e muito mais.

O seu primeiro álbum de originais foi lançado em Janeiro deste ano, curiosamente pelo mesmo produtor de Pj Harvey, intitulado "Anna Calvi" (2011), e é uma maravilhosa viagem musical que nos faz perder num novo mundo, o mundo de Anna Calvi. Acho que nunca fiquei tão ligado a uma música logo na primeira vez que a ouvi como me aconteceu com “Desire”, que é uma verdadeira delícia auditiva. E a satisfação auditiva continua com “Jezebel”, que tem uma musicalidade divinal, “I´ll be Your Man” com uma guitarra poderosa ao estilo rock/blues. Vale mesmo a pena explorar o que esta pequena maravilha musical tem para oferecer porque o álbum é verdadeiramente bom do princípio ao fim e aconselho.  

Se estamos na presença de um prodígio musical, capaz de revolucionar o mundo musical, ainda é muito cedo para dizer se Anna Calvi será essa pessoa, e os próximos álbuns irão ditar que futuro terá. Haverá sempre a possibilidade de mais nada de genial sair do intelecto desta senhora, e espero sinceramente que não, mas uma coisa é verdade, este álbum é simplesmente uma verdadeira delícia musical, e mal posso esperar pelo que virá de futuro.

Adoro música, adoro música ao vivo e é curioso como no entanto não aprecio muito ouvir gravações ao vivo. Mas com Calvi não tenho esse problema. Aqui fica o vídeo de uma actuação de Anna Calvi e o seu tema “Desire”, para se aperceberem o quão magnifica é esta senhora.



Sem comentários:

Enviar um comentário