quarta-feira, 6 de julho de 2011

[FLEET FOXES]

Eu sou daquelas pessoas que quando oiço uma música que gosto, e que gosto mesmo, oiço vezes seguidas sem conta até à exaustão. Ainda me lembro quando ouvi pela primeira vez o “Winter Hymnal” na rádio, e acho que durante semanas não consegui ouvir mais nada. E foi assim que descobri os Fleet Foxes. Este grupo de Seattle de base folk tem se vindo a mostrar desde 2008 com o lançamento do seu primeiro álbum, e de nome homónimo, o qual foi muito bem recebido pela crítica e pelo público em geral.



Mais do que um simples banda de folk, os Fleet Foxes distinguem-se pelas suas letras refinadas, harmonias vocais, e uma sonoridade única. A própria banda descreve o seu som como “baroque harmonic pop jams”. Mais uma vez, a internet foi uma arma preponderante na divulgação e no reconhecimento do grupo. Ainda o seu primeiro álbum não tinha sido editado, as musicas expostas no myspace da banda atingiam números de clicks elevados.



Foi esta a primeira exposição em massa na internet que levou os Fleet Foxes ao contracto discográfico e lançamento do trabalho em 2008. O disco de estreia foi uma surpresa. E acho que não há melhores palavras para descrever a composição como uma agradável experiência auditiva. Apesar da tendência folk conotada e presente na música dos Fleet Foxes, há mais qualquer coisa que leva este conjunto a um patamar bem superior do que muitos outros, dentro do mesmo género. “Winter Hymnal” fez desde então parte da minha lista musical, mas outras como “Mykonos” e "He Doesn’t know Why” também merecem o devido destaque.



Já este ano os Fleet Foxes presentearam-nos com mais um álbum de originais, o segundo da sua carreira de seu nome “Helplessness Blues” e já considerado um dos melhores álbuns do ano. O primeiro single a sair deste trabalho, tem o mesmo nome que o álbum e é mais uma maravilha musical que suspeito que só estes senhores são capazes de criar. Esta nova produção dos Fleet Foxes demonstra não só concisão e solidez no trabalho musical criado, mas também que são uma banda a ter em atenção num futuro próximo. Uma banda que de certeza que não vou perder no próximo Optimus Alive! 




Sem comentários:

Enviar um comentário