terça-feira, 5 de abril de 2011

[THE JOY FORMIDABLE]



De volta à essência indie rock com uma banda que está a começar a dar o seus primeiros passos e a ganhar o seu espaço no panorama musical actual. Os The Joy Formidable (TJF) são um trio proveniente do País de Gales, liderados na voz e guitarra por Ritzy Bryan, no baixo por Rhydian Dafydd, e na bateria Matt Thomas e uma vez mais o Reino Unido presenteia-nos com outro grande nome dentro do género indie.
Durante a sua infância no interior do País de Gaçes, Bryan cresceu a “beber” da enorme colecção discográfica do pai e cedo começou a aprender a tocar guitarra. O isolamento populacional foi benéfico para o processo de evolução musical de Bryan, que afirmou que foi favorável o facto de não viver rodeada de vizinhos, para poder tocar guitarra o mais alto possível. Foi neste clima de isolamento que os TJF começaram a construir o seu próprio universo musical, rodeados apenas pelas paisagens montanhosas da sua terra natal, que serviram de inspiração para sua sonoridade. Um som cheio, preenchido pelos ritmos indie da guitarra de Bryan e pela sua doce voz, completado por uma forte bass-line e acompanhado por um alucinante pedal duplo na bateria, que no seu conjunto, oferece uma intensidade e uma energia única às suas composições musicais.
O percurso musical dos TJF é ainda modesto. A sua primeira produção musical remete para 2009 com o lançamento do seu primeiro EP “A Balloon Called Moaning”, apenas editado em vinil, no qual apresentaram o seu primeiro single, “Austere”. Este primeiro trabalho foi o suficiente para despertar a atenção de algumas promotoras e a surgir convites para actuações nos palcos dos principais festivais Europeus.




Já em Janeiro deste ano, 2011, os TJF lançam então o seu primeiro álbum intitulado “The Big Roar”. Esta sua primeira longa duração para além de novos trabalhos originais, incluiu também alguns dos temas do seu primeiro EP, que foram reeditados neste novo formato, produzido por eles próprios e misturado pelo produtor Rich Costey (Muse, Foo Fighters). Bem revisto pelas críticas, “The Big Roar” tem sido uma verdadeira rampa de lançamento no caminho para o sucesso deste grupo. O primeiro single a retirar de trabalho, "I Don't Want To See You Like This" e é o espelho daquilo que são os TJF.




Pessoalmente, o álbum no seu conjunto é uma agradável surpresa e não podia ter um título melhor. É um verdadeiro rugido e uma verdadeira explosão indie para ouvir com atenção. “Whirring” recebe a minha predilecção, não só a música mas também o videoclip e espero que também seja do vosso agrado. 


2 comentários:

  1. André M. Grilo , não desgostei sim senhor...
    Vejam lá se postam com mais frequência! **

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário! O nosso objectivo é também postar com mais frequência, mas nem sempre é possível, e tentamos que seja no menor espaço de tempo possível. Mas não deixes de nos visitar para veres as novidades ... :P

    ResponderEliminar